bg copy

ÁGUAS               PATRIMÔNIO

Propósito do RXN

O Recife Exchange Netherlands – RXN, atual ciclo do RX, elege como tema: “Águas como Patrimônio: visões e estratégias frente à mudança climática no Recife e nos países baixos”. Seu objetivo é promover um debate internacional sobre a elevação do nível do mar na cidade, a fim de subsidiar a reflexão e a concepção de soluções inovadoras, a partir da intersecção de vivências de Recife e Amsterdã, que orientarão ações na condução de políticas públicas de cunho prático, no que tange ao trato com as águas, à conservação do patrimônio e à sustentabilidade urbana. 

Nessa perspectiva, o RX abrange múltiplas dimensões: o espaço construído e suas inclinações de uso-ocupação (patrimônio material edificado); os grupos e atores sociais, suas práticas habituais de apropriação do espaço e manifestações culturais (patrimônio imaterial); os espaços públicos verdes (paisagem ambiental) e os ecossistemas remanescentes (paisagem patrimonial), o patrimônio cultural diante das mudanças climáticas; o RXN, especificamente, abrange os componentes da atividade hídrica urbana como indicações para o trato das águas  e alicerces para a produção de possibilidades para recuperação do território, a partir de sua relação com o patrimônio cultural da cidade do Recife, o 16º hotspot do planeta.

Panorama sobre o RX

Os ciclos do Recife Exchange – RX, iniciados em 2011, completam dez anos de existência, em 2021. A iniciativa estabeleceu-se como uma forma de aliar ensino, pesquisa e extensão universitária. Sua abordagem de intercâmbio internacional de saberes e fazeres no ordenamento territorial urbano consolidou uma parceria contínua com a Agência do Patrimônio Cultural da Holanda – RCE. O leque de colaborações foi ampliado, articulando-se com instituições de ensino e pesquisa europeias, como a Escola Nacional Superior de Arquitetura – ENSA, Toulouse, França. Inovador, o RX traz para o debate temas emergentes e abre perspectivas de transformação na forma de ler, compreender e intervir sobre a cidade. O Workshop instiga soluções criativas e pragmáticas; e seus produtos impulsionam a definição de políticas públicas urbanas que contribuem para a construção de cidades humanizadas, acolhedoras e sustentáveis.

Com o propósito de traçar novas estratégias urbanas para o Recife, que segundo o IPCC (ONU) é a primeira capital brasileira mais vulnerável ao aquecimento global no que se refere à elevação do nível do mar, o RX procura desenvolver diretrizes para o gerenciamento das águas urbanas, e para preservação do patrimônio histórico, que é o reflexo da cidade.

Como deve ocorrer o Workshop Virtual

O RXN será realizado entre os dias 11 e 15 de outubro de 2021, iniciando com a participação de grandes nomes como:

Alfredo Gomes (Reitor da UFPE);
Roberto Montezuma (Professor da UFPE, Arquiteto e Urbanista);
Jean-Paul Corten (da Agência de Patrimônio Cultural dos Países Baixos);
Alain Grimard (ONU Habitat);
João Campos (Prefeito da Cidade do Recife).

Com debates e palestras sobre experiências contemporâneas em relação à gestão da cidade e de seu patrimônio cultural frente à subida das águas, promovido por nomes como:

Henk Ovink | Special Envoy for International Water Affairs

Carola Hein | TU Delft

Paola Vigano | EPFL Lausanne, IUAV Venice

Moacyr Araújo | Professor da UFPE

Paul Meurs  | SteenhuisMeurs

Mila Montezuma | UFPE

Marcus Silva | UFPE – Center of Advanced Studies

Sarah Lindbergh | UC Berkeley

Alan Plattus | Yale University

Jan Maarten van Hemert | de zwarte hond

Edwin van Son | Municipality of Dordrecht

Menne Kosian | Cultural Heritage Agency of The Netherlands


O objetivo é promover, de maneira remota, o debate de conceitos e o intercâmbio de experiências a respeito da construção e gestão do espaço urbano, desenvolvendo inovações pragmáticas nos campos de patrimônio cultural, gestão sustentável da mobilidade urbana, e trato das águas da cidade, conectado à nova agenda urbana da ONU-HABITAT

download programação

equipe

realizadores do evento

apoiadores